Sistema SIAB FÁCIL®
O SIAB FÁCIL® é um sistema de controle médico para cadastramento e acompanhamento dos pacientes atendidos e pelos serviços prestados pelos profissionais nas Unidades Básicas.

O sistema SIAB FÁCIL® oferece ainda, ferramentas gerenciais como relatórios deversificadso e consulta de indicadores em tempo real para auxílio na gestão dos estabelecimentos de saúde nas quais estiver implantado.

O sistema consiste em dois programas: SIAB FÁCIL® Desktop e SIAB FÁCIL® Móvel. O programa SIAB FÁCIL® Móvel complementa o programa SIAB FÁCIL® Desktop, porém não é obrigatório. Ele visa a agilização, segurança e consistência dos dados coletados pelos Agentes Comunitários de Saúde. Conheça agora as características principais do sistema.

 
SIAB FÁCIL® - DESKTOP
Este programa é instalado nas Unidades Básicas de Saúde ou na própria Secretaria da Saúde e é utilizada como servidor, onde são gerenciadas todas as informações do PSF (Programa Saúde da Família), indiferente se o gerenciamento é de uma ou várias Unidades de Saúde. Veja a seguir, as principais funcionalidades do programa:
 
INTEGRAÇÃO TOTAL COM O SCNES
Com o objetivo de evitar devoluções do ministério o SIAB FÁCIL® faz total integração com o SCNES, importando todas as tabelas e impossibilitando criar cadastros não consistidos. No cadastro de usuários é possível relacioná-lo com o cadastro de profissionais importado do SCNES, assim facilita o controle de acesso por tipo de profissional, habilitando somente as operações pertinentes ao mesmo, como por exemplo, quando um Agente Comunitário de Saúde entra no sistema, são carregadas somente as famílias acompanhadas por ele.
 
CADASTRO DE FAMÍLIAS
Imagine ter a possibilidade de identificar as pessoas acompanhadas pelos seus nomes. Apesar de parecer necessidade básica, esta era uma dificuldade encontrada pelos usuários no momento de gerenciar as famílias, mas com o SIAB FÁCIL® esta é mais uma necessidade suprida.
Além do nome das pessoas, o SIAB FÁCIL® possibilita a inserção de dados fundamentais para um melhor gerenciamento, tais como, endereço completo, CPF, Cartão Nacional de Saúde, Registro Geral e outros. Sendo assim, abre uma gama muito maior de possibilidades, pois são dados utilizados por hospitais, unidades básicas e outros programas do governo, podendo ser relacionadas para obter informações altamente interessantes, como por exemplo, dimensionar a invasão de municípios vizinhos em determinadas Unidades Básicas.
 
IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO SIAB DATASUS
Além da integração com o SCNES, o SIAB FÁCIL® é totalmente integrado com o Siab Datasus.

Uma das preocupações que tivemos foi a de aproveitar os dados já cadastrados no Siab Datasus, então criamos uma rotina de importação de dados. Esta rotina é simples, basta selecionar o caminho onde estão os arquivos do Siab Datasus, selecionar os filtros de equipe e agente e importar os dados das famílias, a partir daí, o SIAB FÁCIL® faz toda a rotina automaticamente, retornando o andamento do processo para o usuário acompanhá-lo.

Para enviar os arquivos para o ministério mensalmente, basta utilizar a rotina de exportação, que irá gerar todos os dados necessários para o envio. Totalmente compativel com o padrão do Datasus, o SIAB FÁCIL® garante agilidade e confiabilidade das informações evitando eventuais incompatibilidade com o CNES da unidade.

Todas as fichas padronizadas estão disponíveis no SIAB FÁCIL®. Cada agente comunitário poderá ter seu usuário e senha para acessar o sistema, onde é feito o controle de acesso por micro-área, permitindo fazer o acompanhamento específico das famílias de cada agente.

Ao selecionar determinada pessoa da família, o sistema identifica em qual grupo a mesma foi classificada e habilita as fichas de acompanhamento de acordo com a classificação.

Utilizando as duas versões do sistema, não será necessário re-digitar as informações, basta fazer a sincronização entre as versões que todos os acompanhamentos e fichas cadastradas serão automaticamente atualizados.

E mesmo que esteja utilizando somente a versão SIAB FÁCIL® Desktop e fazendo os acompanhamentos nas fichas em papel, poderá utilizar o recurso de código de barras. Este recurso é simples, basta imprimir uma etiqueta de código de barras da família e colá-la na ficha em papel, após retornar, passe a leitora no código de barras e digite as fichas.

 
B-GES (Modelo da Ficha de Gestante)
 
Obs.: As informações na ficha são apenas para demonstração.
 
RELATÓRIOS
A maioria das informações coletadas nas fichas de acompanhamentos, são utilizadas para que sejam gerados os relatórios SSA2 e PMA2, portanto, basta solicitar a impressão dos relatórios para obter as informações, sem a necessidade de fazer a morosa tarefa de contar manualmente.
Exemplo do relatório SSA4.
 
RELATÓRIOS E INDICADORES
É claro que o SIAB FÁCIL® não se limita a impressão dos relatórios padronizados.
O sistema disponibiliza uma ferramenta tecnologicamente avançada que permite a criação de infinitos relatórios e indicadores, totalmente parametrizáveis.

Basta fazer o cruzamento dos dados que o sistema retorna em modelo de relatório, que poderá ser gravado e reutilizado quando necessário.
 
SIAB FÁCIL® - MÓVEL
O SIAB Fácil® Móvel, é o programa instalado nos aparelhos móveis que serão utilizados pelo ACS (Agente Comunitário de Saúde), durante o trabalho de cadastramento e acompanhamento das famílias.
ALGUMAS VANTAGENS DO SIAB FÁCIL
A instalação e utilização do SIAB FÁCIL promovem não somente  a informatização dos cadastros e informações utilizadas e manipuladas pelos profissionais de saúde mas também, uma mudança organizacional do modelo de gestão do município.

Confira abaixo as principais vantagens da implantação do sistema.

 
• Total integração com o sistema oficial do Ministério da Saúde;
• Melhoria da qualidade, produtividade e agilidade no atendimento;
• Redução dos custos operacionais e de processo;
• Articulação entre as áreas assistenciais e administrativas;
• Subsídio de informações para a tomada de decisão;
• Redução no fluxo de documentos;
• Eliminação da duplicidade de trabalhos;
• Aumento no número de famílias assistidas;
• Descentralização dos cadastros e das informações entre os profissionais de saúde reduzindo a participação e responsabilidade do digitador;
• Cadastro de pessoas e famílias por microárea no SIAB;
• Fornecimento de diversos relatórios detalhados sobre a população e indicadores de saúde;
• Ferramentas de busca-ativa e retroalimentação;
• Funcionamento multi-usuário, possibilitando a conexão de vários usuários ao mesmo tempo;
• Interface amigável com recursos de elevada usabilidade.
 
 
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